Ah… aquele velha receita de sucesso infalível! Que virou case e pode ser facilmente aplicada para todo tipo de negócio…. Você realmente acha que isso existe?
Eu acredito em receitas que podem até ser seguidas à risca, mas que o resultado final não fica bom para todos que as aplicam. Dependendo de quem vai “pôr a mão na massa” ou de quem vai analisar o resultado final, há a necessidade de alguns toques personalizados e que somente serão aprimorados com o tempo.
Seguir uma “boa prática” ou uma metodologia que algum guru elaborou, adicionando algumas ideias que aquele especialista indicou, com testes aqui e ali, aprimoramentos com sugestões da equipe, eis que nasce: a receita de sucesso de cada um.
Consegue entender que essa estorinha de que existe Uma Receita Infalível é mito?
Uma receita ajustada para encaixar no seu negócio ou impactar quem vai experimentar o bolo pronto, ops…quem vai utilizar o seu produto ou serviço, é a mesma fórmula para reestruturar os seus processos (comercial, atendimento, onboarding, customer success…). A melhor receita para você é aquela que só vai funcionar para sua empresa e para sua equipe, e por um período… afinal, as coisas mudam, não é mesmo?
Os consumidores evoluem, a jornada de compra do seu cliente fica cada vez mais complexa, pessoas entram e saem das empresas com cada vez mais frequência, e os produtos também tendem a se desatualizar de acordo com as tendência do mercado.
Mas como saber se estou seguindo uma receita confiável para conseguir aprimorar os processos da minha empresa ou área como necessito? Como saber se os “ingredientes” que estou utilizando são os melhores para o resultado que eu quero atingir?
Bom, vamos à receita que eu me inspiro. E vamos aquecer esse “forno” ….
Pré-requisitos: Mercados bem mapeados, Produto com valor agregado e diferencial competitivo, Canais de comunicação bem posicionados, Conteúdo com linguagem de acordo com seu target.
Infraestrutura e Recursos: Processos bem definidos (que faz o quê? onde e como?), sistemas de registro (CRM, ERP, BPO…etc), equipe treinada e engajada e funcionalidades automatizadas para otimizar performance.
Tempo de Maturação: Cada empresa tem o seu tempo de maturação, de acordo com o seu modelo de negócio, e com a jornada de compra e entrega do seu cliente. (Podemos até acelerar um processo, mas quais os impactos disso?)
Métricas: Dados são essenciais para conseguirmos analisar o seu operacional e planejar o estratégico. KPIs, OKRs… não importa a sigla. Defina seus indicadores de resultados e tenha como mensurar de forma frequente.
E cada vez mais temos a tendência de querer resultados muito rápidos, a pressão é grande. Todos estão famintos por resultados positivos. Porém, o velho ditado ainda é válido: a pressa é inimiga da perfeição. Ninguém quer comer um bolo cru, não é mesmo?
É por isso que a OOB.EX acredita que processos não precisam seguir uma receita pronta. Processos precisam funcionar para o seu negócio. E mesmo que você possua concorrentes de produtos ou serviços similares, a sua empresa é única, então, o seu processo de vendas também precisa ser.
Já quer começar a elaborar sua própria receita, não é mesmo? Vem com oobex! Nós vamos te ajudar.